Física III: Eletromagnetismo
Introdução Geral
Iniciaremos, nessa disciplina, o estudo do eletromagnetismo. Atualmente,
conhecemos quatro interações fundamentais na natureza: a gravitacional,
as forças nucleares forte e fraca, além da interação eletromagnética. Se
considerarmos os fenômenos observados no nosso cotidiano, a interação
eletromagnética é, seguramente, aquela cujas conseqüências melhor percebemos.
Em boa parte do estudo de Mecânica, lidamos com forças de contato: tais
forças, no nível microscópico, são de natureza eletromagnética. A própria
estrutura da matéria é descrita, em boa parte, através da interação
eletromagnética.
Os fenômenos elétricos e magnéticos foram inicialmente compreendidos como
sendo de naturezas distintas. Os fenômenos estudados até então se
restringiam a eletrostática e magnetostática. Diversas experiências,
realizadas principalmente durante o século XIX, levaram ao entendimento
da natureza única da eletricidade e do magnetismo, culminando na grande
síntese elaborada por Maxwell, através de suas equações. Conforme veremos,
em situações dinâmicas, os fenômenos elétricos e magnéticos não ocorrem
isoladamente. Maxwell foi ainda além: suas equações permitiram inferir a
natureza eletromagnética da luz, unificando a eletricidade, o magnetismo e
a ótica. As equações de Maxwell, formuladas no fim do século XIX, motivaram
um dos grandes avanços da física do século XX: a relatividade, que
estudamos em Física II. Ao contrário do restante da física clássica,
elas sobreviveram, com algumas adaptações, à introdução da física
quântica. De fato, a teoria científica melhor testada experimentalmente
hoje é a Eletrodinâmica Quântica.
Além de seu interesse fundamental, o estudo do eletromagnetismo conduziu à
grande revolução tecnológica iniciada no século XIX e que é cada vez
mais importante nos dias de hoje. Podemos citar, como exemplos dos
avanços devidos ao conhecimento do eletromagnetismo, a iluminação
elétrica, geração e transmissão de energia elétrica, motores elétricos,
a invenção do rádio, televisão, telefonia, telefonia celular, computação,
toda a atividade industrial, aviação moderna etc. A eletrônica está
presente em praticamente tudo hoje.
A construção da teoria eletromagnética envolve, naturalmente, diferentes
ferramentas matemáticas. É comum os estudantes encontrarem dificuldades
nessa disciplina (internacionalmente) devido ao uso do cálculo vetorial
e à introdução de conceitos abstratos como o de campo (elétrico e
magnético). Buscaremos introduzir as ferramentas matemáticas com base na
sua necessidade para descrever os fenômenos eletromagnéticos,
enfatizando seu significado físico. A necessidade dessas ferramentas
e dos conceitos abstratos aparecerá em diversas experiências
que realizaremos em sala de aula.
Portanto, os estudantes serão apresentados a uma grande quantidade de
conhecimentos novos durante o semestre. É fundamental que
não se ``assustem''. A estrutura da disciplina, com os TDs e provinhas
semanais, tem como objetivo estimular a participação dos estudantes e
orientá-los no trabalho imprescindível para o aprendizado.
Não deixem as dúvidas acumularem: procurem o monitor e o professor!
Objetivos
Durante este semestre, os estudantes deverão se familiarizar com:
fenômenos eletrostáticos, magnetostáticos e
eletrodinâmicos, sua descrição matemática, e
algumas de suas aplicações
a noção abstrata de campo vetorial e sua utilidade na
descrição dos fenômenos eletromagnéticos
a síntese obtida por Maxwell, em suas equações, unificando
os fenômenos elétricos e magnéticos, culminando com a inferência da
natureza eletromagnética da luz.
Os estudantes aprovados nesta disciplina deverão ser capazes de
formular, entender, equacionar e resolver problemas físicos
relativos aos tópicos acima. O enfoque da disciplina visa proporcionar
uma formação básica em física, sem especificidades ligadas à atividade
futura dos estudantes.